domingo, 21 de novembro de 2010

CATEQUESE_Cristo Rei_20 Novembro_2010

Fim do Ano Litúrgico
 (adaptação do texto feito por - DOM PAULO MENDES PEIXOTO- BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP)

O ano litúrgico da Igreja termina com a Festa de Cristo Rei, normalmente no final do mês de Novembro, antes do início do Advento, da preparação para as solenidades do Natal. Com isto, mudamos de “ciclo litúrgico”, acompanhando um caminho pedagógico da Igreja.

Neste final de semana o pensamento da Igreja é voltado para as festividades de Cristo Rei, reflectindo que tipo de reinado Cristo assume. Mesmo estando na terra, os seus objectivos não são daqui. São de vida, a ponto de dar a vida por todos.

A realeza de Jesus tem como objectivo dar testemunho da verdade. Ele é a manifestação da fidelidade de Deus ao longo da história. E deu a vida por isto, chegando até a morte cruel na cruz, revelando a autenticidade da sua vida.

Aderir a Jesus Cristo é dar testemunho da verdade, tendo coragem de enfrentar o mundo da mentira proclamado e anunciado pela cultura secularizada. Existem hoje forças contrárias ao projecto da caridade na verdade.

Celebrar Cristo Rei significa reanimar a resistência das novas comunidades para enfrentar o mundo da violência, da infidelidade e do poder económico excludente, que não leva em conta o valor da vida e da dignidade humana.

Ser cristão hoje é ser sinal de contradição e de luta pela construção de um reino diferente do mundo globalizado, que massifica e coloca as pessoas perdidas na sua identidade. É o mundo da competição, da riqueza, do ter, do poder e do prazer.

Para construir o Reino de Deus é preciso dar passos com paciência e perseverança. São exigências fundamentais a vida, a partilha, a paz, a justiça, a solidariedade. Isto exige esforço, empenho e entrega total. Supõe ruptura com o sistema que cria vítimas inocentes e indefesas. PORQUE «Pela vossa perseverança salvareis as vossas almas.»

Sem comentários:

Enviar um comentário